SERVIÇOS . ANESTESIOLOGIA

Anestesiologia

A Anestesiologia é uma Especialidade Médica relativamente jovem como entidade autónoma, tendo-se emancipado da cirurgia no pós-guerra da 1ª grande guerra mundial, para fazer face ao cuidado intra e post- operatório de feridas de guerra, até então soçobravam à Cirurgia. A base de conhecimentos subjacente a esta Especialidade Médica compreende um vasto leque de saber a nível das Ciências Básicas e Clínicas.

O Anestesista contemporâneo não só exerce Anestesiologia para permitir a realização de atos cirúrgicos, como prática Medicina Perioperatória, Clínica da Dor (aguda e crónica) e pode diferenciar-se na Medicina Intensiva, trabalhando em Unidades de Cuidados Intensivos.

A tríade fundamental que preside ao Ato Anestésico envolve Hipnose, Analgia e Relaxamento Muscular, para o que podem genericamente ser utilizadas Técnicas de Anestesia Geral (várias subcategorias), Técnicas de Anestesia LoRegional (complementadas por técnicas de sedoanalgesia) ou Mistas (Anestesia Combinada).

A escolha da técnica anestésica é ditada em função do paciente, suas comorbilidades, tipo de cirurgia, sendo a explicação efetuada em termos apropriados e simples ao paciente, aquando da avaliação pré-operatória, na qual se inclui, além do exame físico, uma bateria de testes laboratoriais, cardíacos e radiológicos.

Acordos *
* Consulte as suas coberturas e condições específicas da sua apólice / subsistema ou solicite esclarecimentos na Clínica Europa.

Corpo Clínico