SERVIÇOS . GASTRENTEROLOGIA

Gastrenterologia

A Gastrenterologia é a especialidade médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do tubo digestivo (esófago, estômago, intestino delgado, cólon, recto e ânus), fígado, vias biliares e pâncreas.

Esta especialidade tem conhecido um enorme desenvolvimento técnico e científico nas últimas décadas, permitindo não só a prevenção e diagnóstico de múltiplas patologias mas também o seu tratamento e vigilância. Estes avanços são sobretudo marcantes na área da endoscopia digestiva que envolve diferentes técnicas como endoscopia digestiva alta, rectossigmoidoscopia e colonoscopia, que permitem a realização de biópsias, excisão de pólipos e tratamentos de várias doenças como a acalásia do esófago, apertos (estenoses), úlceras e outras lesões sangrantes de várias áreas do tubo digestivo. Existem ainda técnicas endoscópicas dedicadas ao estudo do pâncreas e das vias biliares como a CPRE e a ultrassonografia endoscópica (também utilizada no estadiamento de tumores malignos), e técnicas dedicadas ao estudo funcional do esófago como a manometria e a Phmetria esofágicas.

A Gastrenterologia é uma especialidade de extrema atualidade, em Portugal um grande número de pessoas são diagnosticadas com cancro do cólon, especialmente depois dos 50 anos de idade, um exame endoscópico permite eficazmente a sua prevenção. O tratamento da Hepatite C conheceu avanços importantíssimos sendo hoje possível a cura desta infeção em 90% dos casos. Outros problemas frequentes são a doença de refluxo gastresofágico, úlceras do estômago ou duodeno, pancreatite, cirrose hepática, síndrome do intestino irritável e doenças inflamatórias do intestino como a Doença de Crohn ou Colite ulcerosa. A patologia anorectal também é frequente, exemplos disso são a doença hemorroidária, fissura anal e fístulas anais, a Gastrenterologia permite muitas vezes o seu tratamento eficaz e definitivo.

Na idade pediátrica os problemas gastrenterológicos também podem ser relevantes, como a infeção a Helicobacter Pylori, determinados tipos de alergias ou intolerâncias alimentares como a esofagite eosinofílica e a doença celíaca, ou as doenças inflamatórias do intestino, sendo a cooperação entre o Pediatra (Gastrenterologista pediátrico) e o Gastrenterologista muitas vezes essencial.

Acordos *
AdvanceCare
Future Healthcare
Médis
Multicare
RNA Medical

* Consulte as suas coberturas e condições específicas da sua apólice / subsistema ou solicite esclarecimentos na Clínica Europa.

Corpo Clínico