SERVIÇOS . NEUROLOGIA

Neurologia

Neurologia é a especialidade médica que se dedica aos distúrbios estruturais do sistema nervoso.

Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autónomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e alguns tecidos efetores, como os músculos.

Alguns exemplos de doenças neurológicas são: cefaleias, acidente vascular cerebral, epilepsia, esclerose múltipla, demência, doença de Parkinson, síndroma vertiginosa, doenças da medula e raízes espinhais, neuropatias periféricas e miopatias.

Durante uma consulta de neurologia o médico revê a história clínica do doente em especial os sintomas que justificaram a marcação da consulta. Os sintomas neurológicos mais comuns são: perda de memória, alteração da fala, desmaios, convulsões, movimentos involuntários como o tremor das mãos, dores de cabeça, falta de força, incoordenação motora, perda de equilíbrio, vertigem, perda de tato e formigueiros, dificuldade em andar, etc. Depois de caraterizar os sintomas do doente o médico realiza o exame neurológico que o ajudará a perceber se existe uma lesão e a determinar a sua localização no sistema nervoso (ou nos músculos).

A interação com outras especialidades médicas é frequente porque são muitas as doenças gerais que causam manifestações neurológicas.

Acordos *

* Consulte as suas coberturas e condições específicas da sua apólice / subsistema ou solicite esclarecimentos na Clínica Europa.

Corpo Clínico