SERVIÇOS . OTORRINOLARINGOLOGIA

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia é uma especialidade que diagnostica e trata – médica ou cirurgicamente – patologias dos ouvidos, nariz e seios perinasais, cavidade oral e faringe, laringe, bem como de estruturas relacionadas da cabeça e pescoço.

Engloba doenças tanto dos adultos, como das crianças.

Nas idades pediátricas investiga sintomas de surdez, que pode ter origem congénita ou neonatal. É, no entanto, a otite seromucosa crónica uma das causas mais envolvidas. Esta está estreitamente relacionada com a frequente patologia infeciosa da faringe deste grupo etário.

Dedica-se à resolução de problemas respiratórios obstrutivos na criança, nomeadamente na sua expressão mais grave, a apneia do sono da criança.

No adulto, estes problemas são igualmente relevantes: a síndrome de apneia obstrutiva do sono, responsável por consequências negativas sobre a função cardiorrespiratória, sono, entre outras. No seu diagnóstico e tratamento importa uma abordagem multidisciplinar em que participa o otorrinolaringologista.

Outros possíveis problemas afetam a respiração nasal; são eles de tipo estrutural, inflamatório ou alérgico, como os desvios septais, as rinites e rino-sinusites. A associação a deformidade da pirâmide nasal, implica quase sempre a sua correção cirúrgica para assegurar uma boa permeabilidade nasal: rino-septoplastia.

O cuidado da voz e tratamento de patologia da laringe é também objeto privilegiado da atenção do otorrinolaringologista. O uso profissional da voz, a exposição ambiental a tabaco, ar condicionado e, não menos importante, o refluxo gastro-esofágico são fatores frequentes de alterações vocais.

As perturbações do equilíbrio – vertigem – representam um dos motivos mais importantes de consulta. Exigem frequentemente estudos complementares áudio-vestibulares que avaliam esta função do ouvido interno e a distinguem de alterações do sistema nervoso central. A sua reabilitação, muitas vezes possível, é também realizada pelo médico otorrinolaringologista ou fisioterapeuta.

A avaliação otorrinolaringológica na consulta serve-se quase sempre de meios de diagnóstico especializados, dada a natureza endo-cavitária e reduzida dimensão dos órgãos observados. Assim, utiliza técnicas endoscópicas, realizadas sob anestesia local com mínimo incómodo do doente. O microscópio, utilizado sobretudo na observação e instrumentação otológica, aumenta grandemente a precisão diagnóstica e terapêutica.

Acordos *
ADSE
AdvanceCare
Future Healthcare
Médis
Multicare
RNA Medical

* Consulte as suas coberturas e condições específicas da sua apólice / subsistema ou solicite esclarecimentos na Clínica Europa.

Corpo Clínico