Alergologia
São competências da especialidade de ALERGOLOGIA o diagnóstico precoce e o tratamento de todas as doenças alérgicas.
É um facto comprovado por questionários orientados por epidemiologistas, que a prevalência das doenças alérgicas tem vindo a aumentar, nos últimos anos, em especial nos grupos etários mais jovens. Na sequência da alteração de alguns hábitos de vida, da maior exposição em ambientes fechados a ácaros do pó doméstico, ar climatizado e fumo de tabaco, mas também à poluição diesel, verifica-se um especial agravamento nas taxas de RINITE e de ASMA BRÔNQUICA. Uma vez rastreadas precocemente, estas doenças dispõem de tratamentos simples e eficazes, que devolvem ao doente a sua qualidade de vida.
Quem deverá ser rastreado?
R: todos os doentes que apresentem sintomas respiratórios repetitivos ou constantes de espirros, prurido (comichão) nasal ou ocular, tosse acessual, farfalheira ou dificuldade em respirar, em repouso ou com o esforço.
É também do âmbito da Alergologia o acompanhamento e a orientação de crianças e adultos com episódios de reacção ALÉRGICA a ALIMENTOS ou MEDICAMENTOS, pelo risco de, se incorrectamente identificado o agente causador, essas reacções se poderem vir a repetir.
À Consulta de Alergologia recorrem ainda individuos com reacções cutâneas localizadas ou generalizadas, habitualmente pruriginosas, e que correspondem, na maior parte dos casos, a diagnósticos de URTICÁRIA ou ECZEMAS.
A Consulta de Alergologia trabalha em estreita colaboração com outras Especialidade Médicas também existentes na Clínica, como sejam: Dermatologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, Oftalmologia, ORL, Pediatria e Pneumologia.
Médicos