Endocrinologia
A Endocrinologia é uma especialidade que se dedica ao estudo de doenças que afectam as glândulas endócrinas. Estas doenças são, com frequência, complexas e envolvem vários aparelhos e sistemas do seu organismo. Os endocrinologistas são treinados para conhecer e tratar os problemas hormonais e restabelecer o equilíbrio do sistema endócrino, nas várias áreas a seguir mencionadas:
- diabetes pediátrica, do adulto jovem, do adulto e da gravidez
- doenças da tiróide
- doenças do metabolismo
- menopausa
- osteoporose
- hipertensão arterial
- dislipidemias (colesterol e/ou triglicerídeos)
- infertilidade e contracepção
- baixa estatura/alterações do crescimento
- alterações da puberdade
- tumores benignos e malignos das glândulas
- outros distúrbios hormonais.
A patologia tiroideia tem um grande peso na prática do Endocrinologista. Nesta área, a patologia nodular é a mais representativa e estudos de prevalência apontam para que 20 a 60% da população adulta apresente lesões nodulares tiroideias. A Citologia Aspirativa de Agulha Fina (CAAF) tem um papel fulcral no estudo desta patologia. Cabe à Endocrinologia o acompanhamento dos doentes e a execução desta técnica, em colaboração com áreas como a Anatomia Patológica e a Imagiologia.
De salientar ainda que dada a natureza pulsátil da secreção hormonal, os ritmos circadianos e a homeostasia do sistema endócrino, com mecanismos de ante e retro-controlo, as provas dinâmicas constituem uma parte integrante da endocrinologia – provas funcionais endócrinas.
Médicos